Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

EME – Encontros de Música Experimental

Palmela, 3/4/5/6 Outubro


Será possível determinar o ponto de fronteira que delimita a música composta da música improvisada? Ou mesmo, o ponto onde cessa o domínio da música e se inicia o do som? Existirá porventura uma fronteira, em qualquer dos casos?
Fará sentido avaliar e separar a criação em função dos meios utilizados? Um piano não poderá ser tomado como um instrumento de elevada complexidade quando tocado por um nativo da Nova Guiné? Um computador portátil não representará a mesma proporção de análise aos olhos de um europeu médio?


A estas e outras questões, diferentes pessoas, dar-nos-ão diferentes respostas. E todas elas, em função do momento, do seu estado de espírito e sobretudo da memória que foram construindo ao longo dos anos (cultural em geral, e musical em particular).
Em valores absolutos, podemos dizer que a maior diferença entre um piano e um laptop está no peso de cada um.


Mais do que respostas ou verdades absolutas, pretendem estes
EME lançar questões a partir de trabalhos de artistas com propostas musicais, sonoras e visuais bastante diversificadas.




 


A Restart dá continuidade à parceria com os EME, num momento em que este consolida a sua importância no panorama da área da música experimental com a sua 7ª edijção.


A Direcção e Programação do Festival EME está a cargo de Vitor Joaquim, Coordenador Pedagógico da Restart, e a equipa do Festival integra diversos ex-alunos de diferentes cursos da escola: na Produção Ana lamim, Lúcia Silva e Rui Murça, no Som Carlos Nascimento, em Câmara Ricardo Pinto, Edição de Vídeo Marlene Santos e Web, Spot TV e DVD João Aguiar.

 





PROGRAMA


workshop
resolume (pintura com luz): hugo olim
(de 2 a 6 de octubro – universidade moderna setbal)


concertos
igreja de santiago, castelo, palmela

Dia 3
miguel cabral (pt)
marsen jules (de)

Dia 4
rui costa (pt)
nook (de)
zavoloka (ua)

Dia 5
pygar (pt)
tim hecker (ca)

Dia 6
mosaique (pt) + laetitia (pt)
biosphere (no)


instalações
lia
laetitia morais
hugo olim -
paulo t silva, marta traquino, andré gonçalves

 


entrada / dia: 6€